A saúde do fios começa de dentro para fora. E é por isso, que quando tem alguma mudança nos cabelos, a explicação pode estar no organismo e esse é o caso da queda capilar.
Você provavelmente já ouviu que “é comum e natural perder cerca de 100 fios por dia" mas, é importante prestar atenção quando essa queda começa a se tornar excessiva! Especialistas dizem que !se você pentear os cabelos e perceber que os fios caíram demais, se seu cabelo está mais ralo e se há falhas no couro cabeludo, é um sinal de alerta!"
Os especialistas desta área destacam 4 fatores que provocam a queda de cabelo e sabendo a gente pode evitar né; olha só:
- Fator: Dietas restritivas e sem orientação de nutricionista
Muitas dietas acabam se destacando com o tempo e segui-las sem orientação de um médico pode causar um déficit nutricional que resulta na perda capilar e outros prejuízos para a saúde. Sabe aquela frase "cada corpo é um corpo" tem que ser levada a sério; pois cortar proteínas e vitaminas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo gera carência nutricional, os fios ficam mais frágeis e propensos a cair.
A falta de ferro no organismo; por exemplo pode ser determinante para o crescimento do cabelo.
- Rotina de estresse
Tem momentos na vida que a gente passa por um período estressante e isso também podem fazer o cabelo cair mais do que o normal. A sobrecarga emocional, eleva-se o nível de cortisol, conhecido como o ‘hormônio do estresse’. Assim, liberamos muitas células inflamatórias que prejudicam a saúde capilar e nesse processo, chegam menos nutrientes de qualidade no folículo capilar, causando queda de cabelo.
- Falta de higienização
Lavar os cabelos é super importante para mante-los saudáveis! Em especial o couro cabeludo, que tende a acumula poeira, resíduo de produtos e muitas outras partículas. A higienização também tem a ver com o controle de oleosidade da região já que o excesso de óleo pode causar a proliferação de fungos, gerando uma inflamação ligada à coceira, descamação e queda dos fios.
- Qualidade de Sono ruim
Ter muitas noites seguidas de sono ruim podem interromper o ciclo de crescimento do cabelo, o que também leva à queda dos fios! O relaxamento e o descanso do nosso organismo, é muito importante para que a gente encare o dia seguinte de forma mais leve e com mais energia E quando você dorme mal, o trabalho do organismo fica comprometido e o crescimento saudável do cabelo requer o sono necessário para a renovação e regeneração das células foliculares.
Você faz ou já fez algum desses fatos?
Com carinho,
Thaís Ribeiro